Acesso ao Sistema Renaveh
A Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) foi implantada como um subsistema de Vigilância Epidemiológica do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (BRASIL, 2010), e possui atribuições que não se limitam apenas às notificações das doenças de notificação compulsória (DNCs) (GOLDMANN, 1991), mas também objetiva a detecção, o monitoramento e a resposta imediata às potenciais Emergências de Saúde Pública (ESP) identificadas no âmbito hospitalar (BRASIL, 2021).
Procedimento de Solicitação
Para garantir o acesso ao Sistema Renaveh (Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar), solicitamos que envie um e-mail para o endereço: nveh@saude.ma.gov.br com as seguintes informações:
1. Nome Completo
2. Município de Residência
3. Hospital onde Trabalha
4. Endereço de E-mail
Após o envio dessas informações, nossa equipe responsável pela gestão do Sistema Renaveh processará sua solicitação e enviaremos um e-mail com as instruções necessárias para acessar o sistema.
**
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.°2.254, de 5 de agosto de 2010. Institui a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, define as competências para a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, os critérios para a qualificação das unidades hospitalares de referência nacional e define também o escopo das atividades a serem desenvolvidas pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 150, p. 55, 5 ago. 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública. Plano de Fortalecimento e Ampliação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar – Renaveh [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
GOLDMANN, D. A. Contemporary challenges for Hospital epidemiology. American Journal of Medicine, New York, v. 91, n. 3B, p. 8S-15S, 16 Sep. 1991. DOI: 10.1016/0002-9343(91)90337-w. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1928196/. Acesso em: 6 maio 2021.